No dia de hoje, 08 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Embora nos
últimos 20 anos tenha crescido muito o número de mulheres que estudam e exercem a
engenharia, esse número ainda é pequeno quando comparado com os engenheiros. No
entanto elas se destacam e cada vez mais ocupam inúmeros postos chaves no mercado de trabalho. E essa força de trabalho tem sido essencial para dignificar a nossa profissão.
A Escola Politécnica foi a primeira escola de engenharia no Brasil a receber uma aluna, em
1913, abrindo as portas para outras tantas que a seguiram. E assim tem sido ao longo dos
anos, na Polytechnica, na Nacional de Engenharia, na Escola de Engenharia e na atual
Politécnica da UFRJ.
Esse ano, para homenagear o corpo social feminino da nossa A³P – Associação dos Antigos
Alunos da Politécnica, solicitamos a formanda em engenharia elétrica Julia Barbosa da Silva para que enviasse uma mensagem a todos nós, mostrando-nos que a engenharia também tem poesia.
Obrigado Julia.
Nossos parabéns extensivos às alunas, professoras e funcionárias da Escola Politécnica.
Prof. Heloi Moreira
Neste dia 8, Àquelas capazes de gerar a vida de projetos, sonhos, espaços. Àquelas que transformam soluções em números e números em realidade. Àquelas que abriram caminho, e mais do que isso: Inspiraram as próximas a prosseguir. Àquelas que prosseguem e constroem, criam, descobrem e Transformam. Àquelas que ainda vão chegar, Gestando ideias de um mundo a ser ainda construído - inclusive, por suas próprias mãos A todas as meninas curiosas, que sonham ser o que quiserem A todas as mulheres que ousaram ser O que quiseram. Sementes. A todas aquelas que escolheram seguir o fascínio por entender A física, a química, a matemática Por trás do que (vi)vemos. Tempo. Para que, compreendendo, Pudessem criar e construir Ideias Até mesmo espaço, para flor-e-ser Frutos. Engenheiras - Obrigada por todas as suas contribuições. E por todas elas, mas não somente, que cada dia seja um Feliz Dia da Mulher! JULIA BARBOSA DA SILVA