Engenheiro Eminente – Ano: 2007
Pedro Carlos da Silva Telles
Pedro Carlos da Silva Telles nasceu em Petrópolis, RJ, em 25 de fevereiro de 1925. Graduou-se em Engenharia Civil na Turma de 1947 pela antiga Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil. Trabalhou no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro e nas empresas Shell do Brasil e Petrobrás.
Foi professor por mais de 40 anos na Escola Politécnica da UFRJ. Responsável pela criação da disciplina de Tubulações Industriais do curso de Engenharia Mecânica. Foi professor do Instituto Militar de Engenharia – IME e de cursos de Pós-Graduação da Petrobrás.
Autor das seguintes obras técnicas:
Tubulações Industriais – Materiais Projetos e Montagem (LTC 1968); Tabelas e Gráficos para Projetos de Tubulações (1976); Materiais para Equipamentos de processo (1976): Tubulações Industriais – Cálculo (1982) e Vasos de Pressão (LTC 1991).
Apresentou diversos artigos técnicos e técnico-históricos publicados em revistas no Brasil e exterior. Autor de mais de 50 Normas Técnicas nos campos de tubulações, calderaria, vasos de pressão, permutadores de calor e tanques de armazenagem
Considerado o maior historiador da engenharia brasileira, publicou as seguintes obras:
História da Engenharia no Brasil – Séculos XVI à XIX; História da Engenharia no Brasil – Século XX; História da Construção Naval no Brasil; A Construção Naval no Brasil; Escola Politécnica da UFRJ – A Mais Antiga das Américas, 1792: Das Origens à Atualidade; História da Engenharia Ferroviária no Brasil; A Engenharia e os Engenheiros na Sociedade Brasileira e Notáveis Empreendimentos da Engenharia no Brasil.
Participou das seguintes associações: Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (SOBENA); Sócio Titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB); Sócio Acadêmico da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB); Membro Titular da Academia nacional de Engenharia (ANE); Membro da Academia Brasileira de Engenharia Militar (ABEMI); Membro do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro; Sócio do Instituto de Engenharia de São Paulo; Miembro Correspondiente Extranjero de La Academia Colombiana de História; Academico Correspondiente de la Academia Paraguaya de História; Filiado à associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF); Filiado à Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC) e Membro Correspondente da Real Academia de História da Espanha.
Recebeu os seguintes prêmios: Prêmio Jabuti na categoria Ciências ( Tecnologia ) em 1985 pela obra “História da Engenharia no Brasil “; Prêmio CLIO de História em 1986 – Academia Paulistana de História e Medalha Mérito Tamandaré – 1997 da Marinha do Brasil.
Engenheiro Eminente pela Associação dos Antigos Alunos da Politécnica – A³P, em 2007.
Faleceu no Rio de Janeiro, em 20 de agosto de 2020.