Engenheiro Eminente – Ano: 2000
Engº Valério Mortara
Valério Mortara nasceu em Milão, Itália, em 02 de agosto de 1931. No Rio de Janeiro, concluiu o curso científico no Colégio Andrews, em 1949. No ano seguinte, fez vestibular para a Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, sendo aprovado em primeiro lugar com média global igual a 8,83 pontos. Graduou-se em Engenharia Elétrica em 21/12/1954, com média final 8,20.
O Eng. Valério Mortara teve uma brilhante carreira profissional. Entre inúmeros outros trabalhos, atuou nos projetos das hidrelétricas da Companhia Brasileira de Alumínio, de Salto Santiago e de Furnas. Foi consultor da empresa ENGE-Rio. Juntamente com os Professores Rudolf Sauer e Ernani da Motta Resende teve atuação destacada nas atividades de ensino e pesquisa no antigo Instituto de Eletrotécnica da Universidade do Brasil, na Praça da República, RJ.
Trabalhou na Empresa Brasileira de Engenharia (EBE) e posteriormente, com o Eng. Sérgio Barbosa, estabeleceu a renomada empresa de consultoria BARBOSA & MORTARA. Em 2000 publicou o dicionário “Locuções Italianas e Portuguesas Divergentes” (233 pag), pela EdUerj.
Recebeu a “Grande Homenagem” pelos formandos do curso eletricista no ano de 1965. Extremamente culto e educado, era uma pessoa boníssima e modesta. Conquistava a admiração de todos que o cercavam pelo trato atencioso que sempre dispensava.
Em 2000 foi agraciado pela Associação dos Antigos Alunos da Politécnica com o Título de Engenheiro Eminente.
Faleceu no Rio de Janeiro em 23 de junho de 2018.